"Coaching de Carreira? Explique-me lá o que é isso..." - Coach Carla Soares
923
post-template-default,single,single-post,postid-923,single-format-standard,qode-listing-1.0.1,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0.2,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-13.0,qode-theme-bridge,bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

“Coaching de Carreira? Explique-me lá o que é isso…”

Apesar de já não ser uma novidade em Portugal, o Coaching de Carreira continua a ser um processo desconhecido para algumas pessoas.

Permitam-me apresentar-lhes então este fantástico sistema, que tem como objetivo apoiar pessoas que estão em processo de mudança nas suas carreiras profissionais, seja no decurso ou no final das mesmas.

O Coaching de Carreira está indicado para quem pretenda um redireccionamento da sua carreira profissional, alinhando a vida laboral com a pessoal e equilibrando-as de acordo com as suas prioridades. Também é um processo muito impactante no final da carreira, quando chega a altura da reforma, para estabelecer um plano de preparação para esta importante fase da vida.

Este processo é dividido em várias etapas, de forma a que o Coach apoie o Coachee a desenvolver habilidades comportamentais e técnicas para atingir os resultados que pretende.

A escolha de um profissional certificado e acreditado em Coaching é muito importante neste processo. O Coaching não deverá ser confundido com Psicologia nem é esse o trabalho de um Coach. O Coach não tem como objetivo tratar de traumas ou problemas passados do seu Coachee. A sua função é facilitar as mudanças do seu Coachee através de técnicas e estratégias motivacionais de persecução de metas e resultados até aí nunca atingidos.

Não é de estranhar que a procura de Coaching de Carreira tenha crescido exponencialmente nos últimos anos, uma vez que este tipo de Coaches ajudam não só os profissionais como também as empresas a estabelecer metas e progressões na carreira ou a lidar da melhor forma com a saída definitiva do mercado de trabalho e com a aposentadoria.

Tendo em conta a competitividade, cada vez maior, no mercado de trabalho para que os profissionais se destaquem, brilhem e atinjam objetivos cada vez mais exigentes, o Coach de Carreira oferece um apoio fundamental na definição das metas e objetivos do Coachee e respetivas estratégias para que essas metas sejam atingidas num espaço temporal confortável.

Em cada sessão, o Coachee expõe os seus problemas e as suas dificuldades específicas e prepara o seu caminho para aquilo que quer atingir. O Coach apoia o cliente na conceção do seu plano de objetivos, dando-lhe metas para cumprir até à sessão seguinte. Coach e Coachee criam um laço de compromisso forte: O Coachee tem “trabalhos de casa” e reflexões sinceras a fazer sobre si mesmo e sobre os seus eventuais bloqueios ou constrangimentos; o Coach empenha-se em analisar as dificuldades do seu cliente e desenvolver estratégias de elevação, motivação, auto-percepção e conhecimento, descongestionamento de bloqueios ou crenças limitadoras, etc.

Pretende-se que, juntos, atinjam ambos a almejada “mudança”. No Coaching de Carreira, essa mudança pode ser ascender a um cargo superior, mudar completamente de carreira profissional, deixar o emprego e iniciar um negócio próprio (empreendedorismo), liderar equipas ou simplesmente melhorar as relações no local de trabalho, seja com colegas seja com os superiores hierárquicos.

Fazer um Coaching de Carreira não deve ser considerando um luxo ou algo possível apenas para alguns. É um processo cada vez mais presente nas empresas, que potencia a criação de profissionais mais confiantes e mais felizes. O Coaching de Carreira pode mesmo ser “a cereja em cima do bolo” das organizações modernas, permitindo aos profissionais uma visão mais clara dos seus obstáculos e de como lidar com os mesmos, aumentar a sua autoestima, dotá-los de modelos diferenciadores de gestão e liderança e promovendo habilidades de comunicação e tomada de decisões.